segunda-feira, 11 de junho de 2012

Refluxo


ONTEM


Até hoje perplexo/ ante o que murchou/ e não eram pétalas.
De como este banco/ não reteve forma,/ cor ou lembrança.
Nem esta árvore/ balança o galho/ que balançava. Tudo foi breve/ e definitivo./ Eis está gravado
não no ar, em mim, /que por minha vez/ escrevo, dissipo.

Carlos Drummond de Andrade

Escrita. 
Atividade que move.Ternura que passa.
Passei por linhas e entrelinhas. Aquele "o" continuava a ser simples, porém a medida que o movia, o sentia,  o camarada insistia em me fazer tremer os joelhos.
Como pode essa simples letra ser tão enlouquecedora de sentidos?
Comecei a perceber, singelamente, que aquela palavra não era simples. No início, eram pequenas vogais submersas num aquário cheio de outras coisas. 
A sensação de trazê-las para perto de mim foi incansável ao revelar suas inúmeras respostas (ilusão?). 
Depois, passei a tocar com as pontas dos dedos palavras inteiras. Não eram fáceis, não eram simples. Doíam a cada passo, doiam a cada dia. 
Palavra inteiras parecem fazer mais estrago. Os números, apesar de palavras, não conseguem decifrar minha insônia. Eles não me eram mais suficientes. Eu queria uma refeição inteira; prometi aos textos que não os trairia, ignorando o fato de que todos somos traidores de nossos próprios sonhos. Ingênua demais, uma doce percepção nos faz pensar que não há espaço para um gosto amargo ali. A língua então, desvendou outros paladares. Quando consegui engolir todas aquelas palavras unidas, meu estômago começou a separá-las inteirinhas num movimento de fluxo, refluxo...
Não entendi nada.
Na hora de falar, engoli a saliva, seca. A garganta se contorceu. O coração disparou feito corda de relógio solta. Calei por medo.
Felizmente ainda tinha o sonho da escrita para me deixar iludir. 
Será que um dia vamos encontrar?

"é sempre mais difícil
ancorar um navio no espaço".

Ana Cristina César

Um comentário:

  1. Ou como A.C.C, 'será sempre mais fácil ancorar um navio no espaço'?

    às vezes fico feliz por haver dor que mova a escrita...


    O que mais posso dizer do que ainda não fora dito?

    BOM DIA!

    ResponderExcluir